18 de fevereiro de 2016

O assustador mundo do Plágio.

Olá Pessoal!

Hoje passei por aqui para compartilhar com vocês uma coisa muito importante! Será que isso vai se tornar polêmico? Minha finalidade é ajudar e ser ajudada por vocês!!

Eu estou iniciando no mundo do blog, meu blog ainda não completou dois meses (completa no dia 05/03 ehhh!!!) mas eu estou estudando, lendo artigos e dicas para aprender. Sempre visito o blog da Elaine Gaspareto  porque ela é uma incrível pessoa e nos ensina muito, muito mesmo.

Gente eu li o artigo sobre plagio e vou dizer minha humilde opinião: Tô horrorizada!

Eu sei que isso sempre existiu e sei o quanto é grave, mas vi que é uma bola de neve.
Tipo: Uma pessoa faz um artigo ou um post lindo com todo amor. Coloca as fotos dela e tudo mais... Ai vem alguém e diz: Que legal! Vou ‘’compartilhar’’ no meu blog... aí copia tudo e diz que cita os créditos...
Mas aí é que tá: Às vezes o outro blog ou site não permitiu que a pessoa ‘compartilhe’ nada, e aí começa o problema. Ou pior: Você copia, cita a ‘’fonte’’, mas a fonte não é daquele blog, porque aquele blog copiou de outro, que copiou de outro... E cadê a fonte verdadeira?
                                                                              
Genteee isso é bola de neve.
Eu pensei: se eu colocar que a foto é publica que eu peguei no amigo Google ou Meu amado Pinterest tá tudo certo! Mas eu descobri que não! Eles não são pessoas. E o pior eu já fiz isso achando que estava tudo certo. Voltei pra encontrar os autores verdadeiros... Não achei, deve ter como sim, mas sou péssima nisso..
Tem pessoas e empresas que até processam os blogueiros que fazem plagio e utilizam musicas de terceiros e imagens!!! Imagina, não tenho dinheiro pra pagar pra ninguém kkkkk


É gente, plagio é crime :(

Eu costumo usar fotos minhas, eu tenho como provar que são minhas e tal... Assim é mais fácil, né . Sem dores de cabeça nesse sentido. Posso usar imagens free ( mas tem que ter cuidado com isso também, são umas que não tem direitos autorais, e você encontra em sites específicos, igual musica para vídeos no youtube).

Maaaasss O que fazer com aqueles que não usei a fonte verdadeira? Eu peguei no Google, mas e daí? O ideal é excluir o post ou colocar suas próprias imagens... Ai você me diz: Mas eu tenho 300 postagens!!! É verdade que fazer isso em 30 é possível, mas em 300...Complicado! Então tem que evitar fazer ou melhor: Não fazer.

Pensou você abrir um site e ver toodaa sua matéria e fotos lá e ainda eles levarem os créditos em cima do seu trabalho? Tensoo.
É tão triste e melancólico. Eu entendo.

As fotos minhas eu coloco marca D’água e nome do blog. As demais não né, claro.
Li um relato de uma blogueira onde ela disse que a outra copiou tudooooo do blog dela! E no final pegou até o nome do blog e detalhe: ELA PERDEU! Porque a ‘fulana’ correu e registrou o nome.

Dica: REGISTRE o nome do seu blog, tenha um domínio próprio! Podem roubar o nome do seu blog e o que você poderá fazer se não estava registrado?
É barato no registro.br está 30,00 reais por ano.  Eu digo por que eu fiz e peguei esse valor. Ai sim, o nome será TEU porque é vinculado ao teu CPF( se você não tiver pode ser do pai ou mãe).

Mas e os conteúdos? Vou dar um conselho: Sem ser publi , sem ser comercial, sem ser puxa saco: visitem blogs sérios que te ensinam como bloquear pra não copiarem seus posts,eles ensinam o passo a passo, está disponível pra você fazer, não copiar hein... Pelo menos ajuda ( No blog da Elaine ensina).E quanto as fotos personalizem cada uma, coloca o nome do blog, a marca D’agua... Sempre vão querer copiar, não é impossível, mas fica mais difícil.

E tentem guardar as postagens originais no Word com a data daquele dia e sem escrever mais nada nele e sem salvar pra não sumir a data. Eu faço isso desde o primeiro post, mas engraçado que eu não fiz por causa disso porque eu nem conhecia tanto de Plagio, mas eu fazia (e ainda faço) pra facilitar saber onde estão os arquivos depois. Incrível porque me facilitou mesmo.

Eu acho maravilhoso essas imagens  de roupas do Pinterest e se você ler a política de uso do pinterest ( eu já li) você pode usar a imagem livremente, mas no pinterest . Se for usar fora tem que checar se tem direitos autorais e se o autor permite postagem com a fonte...Eu não resisto e acho que ninguém resiste aquelas roupas lindas, fotos perfeitas... se você ver eu tenho um monte ( apenas de posts antigos). Mas tenho medo de tirar os créditos de alguém sabe, eu não acho justo. Alias se alguém for donos dessas fotos me fale por favor  que eu apago ou dou os créditos kkk. 


Eeeeeta mundo complexo! Se alguém souber mais, coloca sua opinião nos comentários!
Preciso aprender. Aprender nos ajuda a crescer!

Ahh! E se alguém copiou seus posts e suas fotos fale primeiro com o blogueiro(a), se não resolver fale com o Google ou com a política de conteúdo do próprio Blogger ou a plataforma que você usa, faça a denuncia que eles resolverão, mas tem que ter provas e certeza que aquele conteúdo é teu, senão é você que paga as conseqüências.
 Se não conseguir pelo google, acho que só judicialmente. Vale pesquisar mais...

 Alguém já fez um post sobre isso? Alguém tem alguma informação especifica?
Bem, eu não sei de tudo sou muito pequena ainda, mas um dia agente chega lá

Nos próximos posts trago dicas preciosas para nós sobre outro assunto mega importante.


bjsss!!!


Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

2 comentários:

  1. Nossa, tenso tem que ter muito cuidado
    Te indiquei a uma tag lá no meu blog! Vem conferir!

    www.modateenbycela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tenso mesmo, muitas pessoas nem gostam de falar sobre isso...
      Mas, é a vida kk
      Obrigada!! Vou lá agora ver!! bjsss

      Excluir

Eu fico tão feliz ao ver seu comentário! Ele é muito importante pra mim
Aproveita e segue o blog <3 <3 E não se esqueça de deixar o link para que eu possa retribuir a visita e segui-lo também.
Beijos e voltem sempre! <3



Topo