16 de junho de 2016

Minha Paixão é Ler: Para Poder Viver - Resenha

Livro Yeonmi Park


Hoje trago para vocês uma Resenha bem rápida, simples, porém bem impactante do livro que relata a História de uma jovem da coreia do Norte que viveu momentos muito difíceis de sua vida, e cada etapa desses momentos nos faz repensar nossa vida e a forma de como encarar cada obstáculo.

Já disse aqui que gosto muito de livros que contam uma história real, uma biografia, uma forma de superação, algo á ensinar ou complementar para nos ajudar em alguma fase de nossas vidas, pois isso acho que esse livro contribui e é importante. De fato, muitas pessoas não gostam desses tipos de livros e eu respeito. Mas para quem gosta e sente que o livro muda nossa visão de mundo e nos trás esperança, leiam o livro se puderem e deixem nos comentários o que achou, ok . Seu comentário é muito importante. <3

O Livro ‘’Para poder viver ’’ de Yeonmi Park relata desde a infância vivida com a família, mesmo em um ambiente extremamente pobre ela vivia feliz, com seu ar de inocência, como cada criança deve ser. Ela conta sobre os locais em que viveu as pessoas, a escola e o que se aprendia lá, e o que aconteceu no decorrer do tempo. Foi contrabandeada, escravizada, mas sua vontade de viver e o amor maior pela família prevaleceram. O livro também conta um pouco sobre a china e o que acontece por lá.
Sem duvida, uma das partes do livro mais comovente na minha opinião foi o relato amoroso de yeonmi em relação a todo sacrifício que a mãe dela fez para protegê-la, realmente tal sacrifício me fez chorar.



Lembrando que a coreia do Norte é uma ditadura, comandada pela família dos Kim há muitos anos e o povo da Coréia do Norte não tem acesso a internet, televisão e nem mesmo escola de maneira democrática. Lá só se aprende o que os Kim quer, apenas a adora-los e a servi-los, não pode ter religião (muito menos o cristianismo), os ditos inimigos do estado são torturados, tudo é do governo e o povo passa muita miséria, eles não conhecem o mundo, o Globo , a história dos países e o que tem dentro deles e são ensinados na escola a serem inimigos dos americanos e do povo da coreia do sul (que é um pais moderno, muito diferente do pessoal do Norte)... No livro Younmi relata tudo isso e muito mais...

Fiquei muito triste nesse aspecto, pois eu realmente não sabia que o povo Norte coreano sofria tanto, procurando mais na net sobre o país, vi até uma reportagem do pessoal da BBC de Londres que foi expulso do país recentemente (coreia do Norte) porque os norte coreanos estavam com medo deles tirarem fotos etc,etc, etc...

Sinopse do Livro:

Yeonmi Park não sonhava com a liberdade quando fugiu da Coreia do Norte. Ela nem sequer conhecia o significado dessa palavra. Tudo o que sabia era que fugir era a única maneira de sobreviver. Se ela e sua família ficassem na terra natal, todos morreriam - de fome, adoentados ou mesmo executados. 
Park cresceu achando normal que seus vizinhos desaparecessem de repente. Acostumou-se a ingerir plantas selvagens na falta de comida. Acreditava que o líder de seu país era capaz de ler seus pensamentos.

Aos treze anos, quando a fome e a prisão do pai tornaram a vida impossível, Yeonmi deixou a Coreia da Norte. Era o começo de um périplo que a levaria pelo submundo chinês de traficantes e contrabandistas de pessoas, a uma travessia pela China através do deserto de Gobi até a Mongólia, à entrada na Coreia do Sul e, enfim, à liberdade. 

Neste livro, Yeonmi conta essa história impressionante pela primeira vez. Uma história repleta de coragem, dignidade - e até humor. 

Para poder viver é um testamento da perseverança do espírito humano. Até que ponto estamos dispostos a sofrer em nome da liberdade? Poucas vezes a resposta foi dada de modo tão eloquente.






Minha Opinião:

Yeonmi viveu muita coisa ruim para idade dela, assim como infelizmente muitas crianças de diversos países passam ainda hoje, mas o que me deixa feliz é saber que ela conseguiu fugir de lá, se formou na faculdade, conseguiu superar, conseguiu vitórias na vida dela e da família, então não é apenas uma historia triste, é superação e força e  indico a leitura.  O livro traz também bastantes fotos da família dela, até os dias atuais e o livro é bem novo: 2015 e lançado em 2016. Então sabemos como ela está hoje e que participa de palestras pelo mundo e ONGs de ajuda dos direitos humanos e que luta pela libertação do povo dela. Uma guerreira.

A irmã, A mãe e Yeonmi em 2015 em Seoul


Nota: de 0 a 10: 10
Paginas: 328
Selo: companhia das letras
Titulo original em inglês: IN ORDER TO LIVE: A NORTH KOREAN GIRL'S JOURNEY TO FREEDOM



Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

14 comentários:

  1. Guerreiras me representam!
    A vida não é apenas superar obstáculos, mas ajudar outras pessoas a superarem com você!

    Beijos.

    Jovens Mães

    ResponderExcluir
  2. Me emocionei só com o que você falou, com certeza quero muito ler esse livro, acho que tirarei muitos ensinamentos da história.
    http://souadultaagora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Livro maravilhoso e nos ensina muito mesmo.
      Voce vai amar.

      bjss <3

      Excluir
  3. Oi Rê,
    Adorei a indicação do livro, e já entrou para minha lista de favoritos. Gosto muito de livros que conseguem transmitir mensagens de superação.
    Bjs❤
    Abrir Janela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que bom <3 você vai amar , depois me conta o que achou.

      bjss Line querida.

      <3

      Excluir
  4. Muito obrigado, minha querida :) Sem dúvida que devemos ser nós a acreditar em nós próprios mais do que ninguém! O teu comentário encheu-me o coração de forma incrível :)

    Não conhecia o livro mas pareceu-me ser mesmo interessante. Além disso, o facto de retratar problemas tão atuais atrai-me ainda mais :)

    NEW REVIEW POST | Oriflame Love Nature Face Lotion Tea Tree
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aii fico feliz com sua mensagem <3 obrigada e concordo plenamente com o que você disse também.

      O livro é ótimo! Se você ler, depois me conta.

      Abraços.

      Excluir
  5. What a beautiful and moving post, well written, thx for sharing with us. Happy Friday, girl.
    xox
    Lenya
    FashionDreams&Lifestyle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi Lenya! thank you for visit my blog.

      xoxo <3

      Excluir
  6. Não conhecia
    Muito obrigada pela visita volta sempre adorei
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia
    Facebook
    Tem post novo

    ResponderExcluir
  7. Bem bacana esse livro, gostei da sua resenha.
    Já testou te seguindo, se puder retribui.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia
    Instagram
    Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jana!! Obrigada por comentar <3
      seja bem vinda e sim, retribuirei com carinho.

      bjss

      Excluir

Eu fico tão feliz ao ver seu comentário! Ele é muito importante pra mim
Aproveita e segue o blog <3 <3 E não se esqueça de deixar o link para que eu possa retribuir a visita e segui-lo também.
Beijos e voltem sempre! <3



Topo