sexta-feira

Review #1 - Uma Burca por Amor- Reyes Monforte- Resenha

www.chuvanojardim.com.br



A resenha de hoje é super especial, pois nos faz ver a realidade do povo afegão e suas ''mulheres'', se é que assim podemos dizer...

A resenha é sobre o livro: ''Uma Burca por amor'' da autora Reyes Monforte. É uma historia real que conta a vida de Maria, uma jovem espanhola que mora em Londres e conhece Nasrad um afegão. Maria se apaixona perdidamente por Nasrad se casando com ele escondido da família dela (que seria contra) e vive uma historia de amor de modo moderno, normal para nosso país. No entanto, quando Maria engravida de Nasrad  do primeiro filho do casal é que começa o pesadelo na vida de Maria. Nasrad resolve rever os pais e a família que não via há 15 anos no Afeganistão e pensando que faltava ainda 4 meses para o nascimento do bebê deles não iria ter problemas se fossem e voltassem em 15 dias. Porém, a bolsa de Maria se rompe lá naquele país remoto e em guerras, sem hospital, médicos (o talibã proíbe que mulheres sejam consultadas, tocadas por homens, ou tenham acesso a hospitais, não tem mulheres médicas pois o talibã proibiu mulher de trabalhar ,por tanto, as advogadas, médicas, enfermeiras, professoras, etc perderam seus empregos, ficando presas em casa e escondidas por uma burca).

Acontecem tantas coisas na vida de Maria, tantos sofrimentos, porém como toda história de superação aprendemos lições com o livro. Aprendemos também mais sobre geografia política e a historia do povo afegão e o dia a dia deles ( que é impensável morar , viver, permanecer lá. Me perdoem). Mas também ficamos tristes com a realidade das mulheres, que não teve escolha por terem nascido lá, não tem como sair de lá e o povo de maneira geral é bem sofrido. E olha que já sofremos por aqui, imagina lá.

A historia de Maria é uma vida dedicada de amor real, inabalável, indescritível. Tudo que Maria suporta por amor a Nasrad, abrindo mão da própria identidade por ele é até difícil de compreender, até mesmo pra quem ama. Mas é um amor puro e limpo.

Faz o leitor se envolver, querer saber a cada capitulo o que vai acontecer te prende e pra quem ama ler, em poucos dias termina o livro, então vale a pena.


Sinopse do Livro:

Reyes Monforte apresentava seu programa na rádio quando sua equipe passou a ela um telefonema comovente. Do outro lado da linha, uma voz nítida vinha do Afeganistão. Era María Galera, uma espanhola que pedia ajuda enquanto relatava sua incrível história: em uma viagem a Londres havia conhecido um muçulmano por quem se apaixonara perdidamente ao ponto de se casar, converter-se ao islamismo e acompanhá-lo até seu país de origem. Porém, não conseguiram sair do país prontamente e voltar a Londres como haviam planejado. 
Desconhecendo totalmente as estritas leis do regime talibã, María nunca poderia imaginar as situações que teria de suportar. 

Escritora Reyes Monforte
Escritora Reyes Monforte.



Minha Opinião:

Maria é forte, porém as vezes pude ver que foi muito boba aceitando certas maldades e dores provocadas pelas pessoas ao redor. Achei que nesse sentido ela deveria ter tomado uma posição de maior atitude. É uma biografia intensa, que mostra que por amor nos submetemos ás maiores loucuras e tolices, muitas das vezes. Me deu vontade de esgana-la em muitos momentos e também algumas situações achei inacreditável o comportamento das pessoas.

Eu indico o livro pois acredito que ele possa nos fazer refletir sobre  aquela cultura, país diferente e dificuldades e é uma história bonita de superação, apesar de tudo. 
E nas minhas pesquisas verifiquei que já tem filme, mas em espanhol. No Youtube você pode encontrar. Se alguém souber mais, me diga nos comentários. 



Escritora Reyes Monforte


Nota de 0 a 10: 9
Editora: Planeta
Paginas: 304 livro físico, 274 E-book
País de Origem: Espanha
Autora: Reyes Monforte






Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

30 comentários:

  1. Eu já li o livro, gostei é claro que tenho minhas ressalvas

    ResponderExcluir
  2. Olá, confesso que não conhecia este livro, mas achei bem interessante a sinopse dele, gostei da sua resenha

    ResponderExcluir
  3. Confesso que não conhecia o livro, amei a resenha pois mostrou uma história encantadora e desperta a curiosidade para mais detalhes!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, tua resenha me deixou com mais vontade ainda de ler esse livro. Vi o título dele num comentário do facebook e fiquei curiosa! Já entrou pra minha lista!
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  5. Parece realmente maravilhosa essa leitura, o título já chama atenção

    ResponderExcluir
  6. Sou apaixonada por romances e esse parece ser maravilhoso.
    A historia parece ser bem envolvente e cheia de emoção.
    A capa também é muito linda e o titulo bem convidativo.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  7. Tô doida pra ler! Deve ser incrível essa história, forte e de grande aprendizado sobre uma cultura tão diferente

    ResponderExcluir
  8. Olá. Eu gosto de história com outras religiões e costumes, faz a gente pensar fora da caixinha. Gostei da sinopse!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia esse livro, mais amei a resenha,adoro ler romances e este me deixou bem curiosa para ler.

    ResponderExcluir
  10. Que história mais linda e tocante, hein Re???

    ResponderExcluir
  11. Que historia mais linda e encantadora! amei seu blog super lindo e organizado. vou voltar mais vezes. beijos

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia esse livro, achei interessante, porque além de proporcionar conhecer outras culturas também é uma história de superação e gosto de histórias de superação

    ResponderExcluir
  13. Nao conhecia esse livro tambem nao..
    Mas parece ser otimo !

    ResponderExcluir
  14. Ooi, tudo bem?
    Não conhecia o livro e nem a autora, mas amei a resenha,
    minha lista de livros para ler já esta enorme rsrs

    ResponderExcluir
  15. Parece uma ótima leituras, não conhecia.

    ResponderExcluir
  16. Legal, não conhecia esse livro, mas sua resenha me deixou curiosa!!!

    ResponderExcluir
  17. Olá tudo bem? Adoro livros com essa abordagem, e não conhecia esse em especifico mais acredito que irá relatar um cultura opressora para a mulher e fiquei muito curiosa se ela irá conseguir se libertar, adorei a dica, beijos!

    ResponderExcluir
  18. Nossa! Eu também não conseguiria viver em um lugar como esse...
    Pra mim seria impossível.
    Mas o livro parece ser bem inspirador... mulheres que conseguem sobreviver a isso, são muito guerreiras. Agora tô na curiosidade aqui. Já quero saber o que acontece!
    Quero ler demais!!!

    ResponderExcluir
  19. Nossa que historia, quero muito esse livro, adorei

    ResponderExcluir
  20. Oiii tudo bem??

    O livro parece ter uma história muito forte e não sei se teria força o suficiente para le-lo. Não me interessa pq tenho muita raiva de situações assim.
    E também tenho pena de quem vive essas situações.
    Fiquei arrepiada so de ler a resenha.
    Adorei.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  21. Caramba, que história forte, imagino quao complicado deva ter sido viver isso tudo, nao sei se eu teria garra para tal. Nao conhecia a obra mas sinto que é do tipo que nos leva até a chorar ne? Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  22. Gosto de livros que nos dá esse choque de cultura e mesmo sem conhecer pessoalmente o drama de Maria fiquei compadecida com a situação e saber da posição dela diante da maldade alheia é bem plausível diante da pressão do talibã sobre as mulheres. Não conhecia o livro, mas vou anotar a dica.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Gosto muito de obras com essa temática embora elas me deixem muito triste ao ver como determinado grupo, no caso as mulheres, é tratado.
    É o tipo de livro que todos deveriam ler pela mensagem que apresenta.
    Adorei conhecer a obra.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  24. Caramba esse livro deve ser daqueles que consegue envolver emocionalmente e deixar tensos os leitores.
    Confesso que evito ler histórias que se passam em países que vivem em guerra, fico com mal estar com a violência etc. mas gostei de conhecer suas impressões dessa leitura. Parabéns pela leitura e resenha.

    ResponderExcluir
  25. Olá, tudo bem? Não conhecia o livro, confesso, mas como acho a temática interessante, fiquei bem instigada. De fato às vezes a gente fica com raiva com atitudes muito bobas, mas dependendo de como é estruturado, deixamos relevar. Dica mais que anotada, e espero gostar também!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Olá, tudo bem?

    Não conhecia a obra e fiquei bastante mexida só de ler sua resenha. Nunca li nada sobre esses países, mas só de ver as matérias em jornais e tv, já fico bem tristinha. Vou anotar a dica.

    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Oi!
    Não conhecia a história do livro ainda, mas me pareceu ser uma temática bem interessante e emocionante. Vou deixar sua dica anotada.
    Beijos, parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  28. Oiee Rê ^^
    A gente vê essas histórias e até parece mentira ou brincadeira, né? É incrível que ainda hoje existam lugares onde a mulher não pode trabalhar ou ao menos receber um atendimento médico. Eu ainda não conhecia o livro e nem a Maria, mas nossa, eu quero ler! Mesmo que eu saiba que vou me irritar - a gente sempre se irrita com a passividade alheia - e sentir muita raiva do ser humano. Fico feliz que tenha gostado, e também de saber que ela sobreviveu...haha'
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  29. Olá!
    Não conhecia o livro, mas já fiquei angustiada só pela sua resenha, gosto de dramas que nos ensinam a viver e dar valor à vida que temos, e com certeza esse vai para a lista!!!

    Beijokas

    ResponderExcluir
  30. Olá! Eu ainda não conhecia a obra, mas, pela sua resenha, já me interessei pela história. Às vezes esquecemos o quanto nosso mundo ainda possui costumes bem diferentes do nosso. Adorei a dica.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir

Eu fico tão feliz ao ver seu comentário! Ele é muito importante pra mim
Se seguir eu sigo de volta. E não se esqueça de deixar o link para que eu possa retribuir a visita e segui-lo também.
Beijos e voltem sempre! <3

Topo