7 de fevereiro de 2019

Minha Paixão é Ler : Jardim de Inverno - Kristin Hannah - Resenha

blog chuva no jardim

O livro jardim de inverno da autora Kristin Hannah me surpreendeu de diversas maneiras. O enredo dessa história ,que é uma lição de vida , é muito perfeita e cheia de surpresas. Esse é , com certeza, um daqueles livros que você lê e dificilmente esquece , não importa quanto tempo passe.
Devo acrescentar que ele tem alguns pontos a levar em consideração . Por exemplo: Se você tiver em uma ressaca literária não leia. E se você estiver meio deprê também não leia , assim como se você não gostar de dramas e momentos fortes de emoção esse livro não é pra você.

Ainda assim, devo informar ao leitor que toda história que é baseada em fatos reais , onde o personagem compartilha sua dor e experiências vividas , ainda que não seja uma biografia, vale a pena. Você acaba aprendendo a olhar de maneira diferente as pessoas, como se a agonia dela fosse a sua e os medos delas fossem os seus...

A começar pela capa , que é sensacional , posso dizer que esse livro sempre me despertou curiosidade e há muito tempo ele estava na minha lista de espera. Finalmente conheci a escrita de Kristin . Bom , o começo foi difícil , confesso. Livros em terceira pessoa são desgastantes para mim, mas se você ler minhas resenhas vai ver que encontrei exceções.

Jardim de Inverno conta a história de Meredith e Nina , duas irmãs muito diferentes que cresceram sem o amor da mãe - Vera , conhecida pelas filhas por Anya. As meninas tem , por outro lado, o amor incondicional do pai Evan.

Os anos se passam, as meninas crescem . Mere forma sua família , se casando com Jeff ( amigo de infância) e tem duas filhas que vão embora de casa para estudar na universidade. Nina que tem espirito aventureiro, se forma em jornalismo e vive viajando mundo a fora tirando suas fotos que são famosas e premiadas no mundo todo. Mas o que elas tem em comum? A vida sem o amor de Anya e a perda irreparável do pai , que está à beira da morte.

Quando ambas voltam a se encontrar e tem que enterrar o pai , percebem que o convívio com a mãe passa a ser um grande desafio. Mas elas tem uma promessa para cumprir : '' peça para ela contar a história todas...'' esse é o pedido do pai no leito de morte, pedindo para que Anya conte ás filhas, o conto de fadas , que de fadas nada tem.

Quando sobre a dor , a solidão e o sofrimento não pode mais ser suportado, as filhas arrumam uma forma de se aproximar da mãe , fazendo , pela primeira vez, Anya contar a história verdadeira sobre seu passado , sobre Leningrado , na Russia, sobre a guerra e o abandono do povo, sobre mortes e perdas, sobre uma vida inteira destruída.

No comovente discurso, Anya que na verdade é Veruska Petrovna , deixa claro do porque se fechou para o amor das filhas, porque o coração se tornou em pedra e o leitor passa a compreende-la sem raiva e sem julgo, a dor indescritível daquela mulher , conquistando o amor das filhas e criando um novo destino para elas.

'' Não, Não é meu: é de outro esse machucado.
Eu nunca o teria suportado. Então pegue o que aconteceu, esconda e mantenha enterrado.
Afaste a luz...
Noite.''
Anna Akhmatova





Sinopse:

Meredith e Nina Whiston são tão diferentes quanto duas irmãs podem ser. Uma ficou em casa para cuidar dos filhos e da família. A outra seguiu seus sonhos e viajou o mundo para tornar-se uma fotojornalista famosa. No entanto, com a doença de seu amado pai, as irmãs encontram-se novamente, agora ao lado de sua fria mãe, Anya, que, mesmo nesta situação, não consegue oferecer qualquer conforto às filhas.
A verdade é que Anya tem um motivo muito forte para ser assim distante: uma comovente história de amor que se estende por mais de 65 anos entre a gelada Leningrado da Segunda Guerra e o não menos frio Alasca. Para cumprir uma promessa ao pai em seu leito de morte, as irmãs Whiston deverão se esforçar e fazer com que a mãe lhes conte esta extraordinária história.
Meredith e Nina vão, finalmente, conhecer o passado secreto de sua mãe e descobrir uma verdade tão terrível que abalará o alicerce de sua família... E mudará tudo o que elas pensam que são.



Critica:

É um livro um tanto confuso no começo. Para mim, não conseguia compreender o porque Anya maltratava tanto as meninas , deixando marcas profundas. Mas no decorrer do livro , confesso que fiquei abismada, ate deixei derramar lágrimas ao entender o sofrimento que aquela mulher passou. O medo da perda fechou o coração de Anya , mas o amor sempre vence.
O livro conta também um pouco da vida de Mere e Nina , conta sobre o dia a dia , os sonhos e conquistas como uma família comum. É um livro com uma escrita simples , fácil de entender , tranquilo de ler, o enredo é muito bom, e de uma forma ou outra os personagens se completam.
Com uma grande surpresa no final e um Epílogo lindo Kristin fecha o livro com chave de ouro!
Eu amei o livro e indico muito! Vale a Pena cada lágrima perdida.

Sobre o Autor:




KRISTIN HANNAH é autora de mais de 20 livros, que foram traduzidos para 40 idiomas e venderam 15 milhões de exemplares no mundo. Ela largou a advocacia para se dedicar à sua grande paixão: escrever. Pela Arqueiro, publicou O Rouxinol, As coisas que fazemos por amor, As cores da vida, O caminho para casa, Amigas para sempre e Quando você voltar.

Kristin tem um filho e mora com o marido no noroeste dos Estados Unidos e no Havaí.


Nota de 0 a 10: 9.9
Titulo: Jardim de Inverno
Autor: Kristin Hannah
Editora: Novo conceito
Ano: 2010. Publicado em 2013 pela editora
ISBN: 978-85-8163-035-9

Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário

Eu fico tão feliz ao ver seu comentário! Ele é muito importante pra mim
Se seguir eu sigo de volta. E não se esqueça de deixar o link para que eu possa retribuir a visita e segui-lo também.
Beijos e voltem sempre! <3

Topo