2 de março de 2020

Minha Paixão é Ler: A Guerra que me Ensinou a viver -Kimberly Brubaker- Resenha


blog chuva no jardim


No segundo livro de Kimberly Brubaker Bradley '' A Guerra que me ensinou a viver'' Ada , agora maior e mais esperta, continua contando sua história de vida.
O livro tras a esperada continuação da trajetória da menina e seu irmão Jamie. Se você ainda nao conhece o livro 1 Veja a resenha .

E também , para você que ainda não leu o primeiro livro, pode ser que leia algo que considere spoiler (referente ao primeiro,) visto que não tem como fazer uma critica sem citar alguns pontos ( não todos) do livro 2.

Ada e Jamie foram resgatados novamente da sua mãe biológica por susan, após a malvada leva-los à força pra Londres. Na volta ao interior Susan descobre que as crianças também salvaram sua vida ( Surpresa do livro) e com a firmeza e dedicação de susan Ada faz a sonhada cirurgia do pé defeituoso para tentar ter uma vida normal. Será que acontece?
A menina passa por várias transformações na mente e no coração , formando uma amizade grande com Margareth e Ruth ( uma menina Alemã que fora amparada pela família na casa onde susan , as crianças e os Thortons estavam morando) .

Agora, Ada já sabe cavalgar com seu lindo pônei chamado Manteiga, Ada já sabe ler e escrever, Já sabe controlar melhor suas crises, já conhece sua data de nascimento e já sabe quando faz aniversário dela e do Jamie. Aprende o significado da Morte e da perda de alguém querido ou não tanto. Aprende a ver a dor da guerra pelos soldados dilacerados, aprende a ajudar, aprende a amar.

Observamos também o Crescimento de Jamie tão pequeno já virando um homenzinho, que mesmo diante de sua perda, amou Susan incondicionalmente , a chamando de mamãe.
Assim , o livro mostra não só os desafios de Ada , mas também as dores e os sofrimentos dos personagens à sua volta, de cada um , em particular de Lady Thorton ( mãe de Margareth e jonathan),

Ao final do Livro Ada está com 14 anos e mostra o quanto cresceu e o quanto ainda tem a crescer.
Um final emocionante, mas que pede ainda continuação para essa história comovente e baseado em fatos reais.

Fico pensando: Como será Ada e jamie adultos, Com filhos, casados...
Como estará Margareth – a Maggie ? E Susan?
E lady thorton com seu marido distante e sua dor...
Cada personagem nos deu um pouquinho de alegria e de tristezas...

''É possível saber um monte de coisas e um dia , enfim, acreditar em todas elas.''

pag. 277



Chuva no jardim


Sinopse:

Sobre as ruínas de uma Londres destruída na segunda guerra mundial , uma menina batalha bravamente para reconstruir seus sentimentos , aprender a caminhar com os próprios pés e encontrar o seu lugar no mundo.

Kimberly Brubaker lança uma luz sobre a atual crise de refugiados , a maior desde a guerra de Hitler , que já obrigou milhões de pessoas a deixarem seus lares em busca de paz.


Chuva no jardim


Critica:

Gostei bastante do livro. Como o primeiro, a diagramação é ótima, a leitura fácil, a capa mais perfeita ainda, história emocionante , gostosa de ler. No final das contas , gostei mais do primeiro, mas nada que me fizesse parar a leitura.
Acho que pede continuação e seria maravilhoso. Indico a leitura!

Sobre a Autora:




Kimberly Brubaker Bradley , anglófila de longa data , começou a se interessar pelos evacuados da segunda guerra mundial quando criança , ao ouvir sua mãe lhe recitar '' Se minha cama voasse'' antes de dormir. Sua Obra de ficção histórica ''A Guerra que salvou minha vida '' foi vencedora do Newbery Honor Book , do Schneider Family Book Award, do Josette Frank Award e do Odyssey Award, além de ter sido eleito entre os melhores livros de 2015 pelo The Wall Street Journal, a revista Publishers Weekly , a New York Public Library e a Chicago Public Library...
Kimberly e seu marido têm dois filhos adultos e moram numa fazenda de equinos de 21 hectares em Bristol, Tennessee.




Fonte: Livro

Nota de 0 a 10: 9,5
Titulo: A Guerra que me ensinou a viver
Autora: Kimberly Brubaker Bradley
Ano: 2017
Páginas: 277
ISBN:9788594541017
Editora: Darkside

Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário

Eu fico tão feliz ao ver seu comentário! Ele é muito importante pra mim
Se seguir eu sigo de volta. E não se esqueça de deixar o link para que eu possa retribuir a visita e segui-lo também.
Beijos e voltem sempre! <3

Topo